Populações Tradicionais Extrativistas

       


Figura 1: Coleta de Sempre-vivas
Foto: Maíra Goulart

No município de Diamantina, no estado de Minas Gerais, o extrativismo vegetal de Sempre-vivas funciona como respeitável fonte de economia, sendo esta atividade a fonte de renda de grande parte da população da região. Algumas das populações que coletam Sempre-vivas na região são consideradas extrativistas tradicionais.

Populações tradicionais são grupos culturalmente diferenciados que se reconhecem como tal, que possuem organização social e que vivem com baixo impacto sobre o ambiente. São as populações que usam o extrativismo como meio de sobrevivência.

Extrativismo é um conjunto de atividades econômicas relacionadas à coleta ou extração de recursos naturais do meio ambiente. 

As duas formas mais comuns de extrativismo na atualidade são o vegetal e o mineral. No Brasil, por exemplo, o extrativismo vegetal ocorre com maior intensidade na região Norte, com a extração de borracha, castanhas e madeira.  No Brasil, as principais atividades extrativistas minerais são: minério de ferro, petróleo, ouro, bauxita, etc. O extrativismo deve ser realizado sempre de forma a respeitar a natureza. O extrativismo predatório pode provocar sérios danos ao meio ambiente. O corte de madeira ilegal, por exemplo, pode gerar a desertificação das regiões afetadas, alterando o clima e trazendo fortes impactos para o ecossistema. É uma das atividades mais antigas da humanidade, sendo que pinturas rupestres indicam que o extrativismo vegetal já era praticado na Pré-História. 


São consideradas extrativistas aquela(s) família(s) ou comunidade(s) em que a principal atividade desenvolvida para o sustento é a extração de recursos naturais de modo sustentável, sendo um exemplo a extração das flores de Sempre-vivas. A colheita é realizada por pessoas da própria região, que são os extrativistas. No entanto, em geral pouco se sabe sobre a situações desses povos. Para maiores conhecimentos sobre o tema ouça agora o nosso programa – “Você Sabia – Populações Tradicionais Extrativistas”




 

Postado por: Gabriela Fernandes, Samira Diniz e Taynara Cordeiro.

Um comentário: