segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


A criação desse blog partiu de uma ideia conjunta de professores e alunos da disciplina Laboratório de Ensino do curso cujo papel é a formação de professores de ciências e biologia. Nós, alunos, estamos cursando o 7° período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O nosso principal objetivo com a criação do blog, é de possibilitar a vivência de experiências educativas diferenciadas, por meio da divulgação científica, ou seja, através do blog, experimentamos investigar os diferentes tipos de conhecimento produzidos sobre uma determinada temática. Para tanto, problematizamos o conceito de divulgação científica, conhecemos a história da divulgação científica no Brasil e estudamos algumas formas de se fazer divulgação: jornais e revistas, centros e museus de Ciência, Rádio, TV e internet, dentre outros. Optamos coletivamente pelo desafio de montar um blog, meio de divulgação cada vez mais utilizado nos dias atuais. Todos participaram de todas as etapas de confecção deste produto: desde o estudo do tema, a realização das entrevistas, a criação do blog propriamente dito e sua edição. Por isso, consideramos que esta foi uma experiência muito significativa para nosso desenvolvimento profissional.

Aprendemos que vários são os modelos teóricos que embasam as ações de divulgação científica. Adotamos o modelo dialógico por acreditarmos na necessidade de dar “voz” a diferentes atores que participam de uma dada temática. Para além de divulgar apenas o que a “Ciência” tem a dizer sobre um assunto, procuramos entendê-lo de forma mais ampla, buscando em diferentes fontes, outros olhares, sentidos e significados sobre o tema.

O tema que elegemos é bastante interessante e tem sido alvo de calorosos debates. Tivemos o cuidado de escrever de forma objetiva, clara e pontual, a fim de fazer com que o leitor ou internauta se interesse pelo assunto e o compreenda melhor. Como facilitador, utilizamos uma linguagem menos formal, gravuras ilustrativas, mapas e esquemas, além dos vídeos, que de forma mais descontraída e interativa aproxima ainda mais você internauta ao assunto abordado.

Este blog relata um pouco sobre as Sempre- vivas, plantas secas encontradas nas serras em Minas Gerais. Trata da biologia, história, mitos e cultura, extrativismo, comércio e conflitos sócio ambientais relacionados a essas plantas. Essas plantas recebem esse nome devido a sua aparência depois de coletada continuar a mesma, como se a planta ainda estivesse viva. Como poderão ver, são muitos os tipos e formas, e apesar de serem pequenas ou singelas e de cores neutras, não deixam de ser atrativas. Cada uma tem sua peculiaridade e beleza que não se compara a nenhuma outra planta. As Sempre-vivas possuem um valor comercial e econômico muito grande não só dentro do país, mas fora dele também. A cidade de Diamantina-MG é um dos maiores polos de cultivo, extrativismo e comércio da planta. São muitos os coletores e artesãos, e muitos deles dedicam suas vidas exclusivamente ao trabalho com Sempre- vivas. São muitos os turistas que buscam por estas plantas, sem falar da sua importação que vem aumentando significativamente. E ainda, ela também tem sido muito estudada nas universidades pelos cientistas. Sendo assim, esse tema tem sido bastante interessante e relevante no contexto atual, e por isso vale a pena conferir o blog e conhecer mais sobre essas curiosas e tão cobiçadas plantas.



Equipe

Discentes: Carla Adriana Souza, Cleiton Willian Cordeiro, Danielle Lima, Flávia Gomes, Gabriela Fernandes, Gizelly Gomes, Kelly Paiva, Késia Oliveira, Marcell Campos, Marcelo Souza, Mariana Generoso, Patricia Souza Carocci, Romária Faria, Samira Diniz Rezende, Taynara Cordeiro, Thais Viana, Vanuza Rodrigues.

Docentes: Carlos Victor Mendonça Filho, Luciana Resende Allain e Maíra Goulart.

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