Mitos e Cultura



Mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos. Dentre as muitas flores que foram envolvidas em histórias mitológicas, destacaremos neste texto as Sempre-vivas.


Figura 1: Sempre-viva. Foto: Késia Oliveira

Entre as regiões com incidência destas flores destaca-se a cidade de Diamantina- MG, que é considerada polo de distribuição de Sempre-Vivas. Muitas das famílias que residem nesta cidade retiraram seu sustento durante anos do cultivo, artesanato e comercialização dessas flores. Estas famílias carregam consigo hábitos culturais e mitos que envolvem direta ou indiretamente as flores pequenas e delicadas, no entanto tão fortes ao ponto de sobreviverem a altas temperaturas e a climas extremamente secos, e acima de tudo sua característica mais marcante, manterem-se SEMPRE-VIVAS resistindo até mesmo ao tempo.

Figura 2: Sempre-vivas. Foto: Késia Oliveira



Visita à comunidade de Galheiros 
10/12/2013
Fotos feitas no Galpão de Sempre-vivas da comunidade


Figura 3: Comunidade de Galheiros-MG. Foto: Gizelly Gomes
Figura 4: Comunidade de Galheiros-MG. Foto: Késia Oliveira

Figura 5: Galpão onde os Artesanatos confeccionados pelos artesãos são guardados até irem para feira ou exportados.
Foto: Gizelly Gomes
Figura 6: Anjinhos de Sempre-vivas. Foto: Gizelly Gomes
Figura 7: Artesanato pronto para comercialização. Foto: Kelly Paiva



Figuras 8 e 9: Artesanatos confeccionados pelos artesãos da comunidade. Foto: Kelly Paiva

Figura 10: Buquês e arranjos prontos para comercialização. Foto: Gizelly Gomes


Na manhã do dia 10 de dezembro de 2013 foi realizada uma visita à comunidade de coletores de Sempre-vivas Galheiros-MG (Figuras 3 e 4), com o objetivo de termos uma conversa com os artesãos e assim conhecermos um pouco mais de seu trabalho. Foi realizada uma visita ao galpão de Sempre-vivas (Figura 5), onde se encontravam alguns dos coletores, os quais nos informaram sobre questões como época de coleta, importância do manejo, amor ao trabalho, artesanatos confeccionados (Figuras 6 a 10), tradição, mitos e cultura.

O vídeo abaixo mostra a conversa que foi realizada com uma artesã, residente da comunidade:




Mitos 

Pouco se sabe sobre os mitos relacionados ao cultivo e manuseio das Sempre-vivas, um exemplo de mito está relacionado ao uso de Sempre-vivas na fabricação de bombas, sendo elas usadas para produção de pólvora (vejam a explicação em um vídeo mais abaixo). Porém, algumas pessoas fazem associação à construção de guirlandas ou mandalas feitas de Sempre-vivas à longevidade e a situações de grande sofrimento com distanciamento de pessoas queridas; recomenda-se também para aqueles que estão em busca de alegria e em situações de desapego que encham a casa com Sempre-vivas. Acredita-se que seguindo à risca o teor expresso pelo seu nome, essa planta traz de volta a vida para quem se esqueceu de que os problemas não se resolvem da noite para o dia e se machucam ao buscar respostas rápidas, quando é preciso ter paciência. Pessoas assim acabam se esgotando com circunstâncias adversas, perdendo a vontade de viver. As Sempre-vivas revitalizam e regeneram esse tipo de desgaste e ainda, podem levar alegria àquele que está triste e beleza aonde não há. Além disso, muitos dizem que as Sempre-vivas possuem capacidade medicinal com propriedade adstringente indicada para o coração, diarreia, erisipela, ferida, inflamação nos olhos, queimadura e reumatismo.

Abaixo um vídeo gravado na feira do Mercado Velho que acontece todo sábado na cidade de Diamantina-MG. Um artesão contanto sobre a utilização de Sempre-vivas na produção de pólvora (Bomba atômica). Vídeo cedido por : Carla Adriana, Flávia Gomes e Patrícia Carocci.



Fizemos algumas perguntas para dois coletores e artesãos da comunidade a respeito de mitos envolvendo Sempre-vivas.

Você conhece ou já ouviu falar de algum mito, lenda ou historia referente a Sempre-vivas?

Resposta de uma artesã:

R: Nunca ouvi falar não, conheço é de folhagens. Sei que se faz chá da Marcela, mas, a pouco tempo fiquei sabendo que ela é utilizada para fazer travesseiro, porque dizem que acalma e faz bem pra quem tem problema de coração.



Cultura

Quanto à questão cultural, muito se conhece. A coleta e o artesanato feito com as Sempre-vivas é tradição entre as famílias, ou seja, esse é um trabalho passado de pai para filho e que tem se perdurado por várias gerações. É perceptível nos coletores e artesãos o valor e a importância deste trabalho, não só para o sustento, mas principalmente pela satisfação, amor e cuidado com a produção de artefatos como diversos tipos de arranjos com Sempre-vivas.


Como você enxerga o trabalho com Sempre-vivas? 

Resposta de uma artesã:

R: O trabalho é encantador. É gratificante, todo mundo gosta e vem aqui para conhecer nosso trabalho. Eu sempre acompanhei meus pais no trabalho com Sempre-vivas e sempre que posso ajudo eles. Gosto muito do que faço e enquanto eu puder vou trabalhar com Sempre-vivas.



     Abaixo segue um link de uma reportagem sobre flores e artesanatos de Sempre-vivas, no município de Diamantina, Minas Gerias. Programa Minas Rural Emater-MG. Repórter: Rita Mendes. Cinegrafista: Rodolfo. Uma complementação sobre os temas abordados ao decorrer desta página.


Postado por: Gizelly Gomes, Kelly Costa e Késia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário